

design • arte • comunicação
Design gráfico e serviços de comunicação para artistas e agentes culturais
Design gráfico e serviços de comunicação para artistas e agentes culturais
educadora, designer e bailarina
Território Lúndico (TL) é um projeto autoral idealizado em 2018, advindo do contato com mais de 700 crianças e jovens de projetos sociais e escolas localizadas em oito pontos da cidade de Lagoa Santa/MG.
Em 15 anos, entre 2004 e 2019, atuando como arte-educadora, percebi o quanto a cultura local assumia um posicionamento frágil e destituído de valor, principalmente, entre os jovens, que tendiam a ignorar a sua própria história e identidade, percebida, como inferior frente às culturas americana e europeia.
TL surge em resposta aos desafios da educação em oferecer experiências de aprendizados propulsoras de transformação perante a relação das infâncias e da juventude com o espaço público, com o Outro e consigo mesmo.
Através da Lei Paulo Gustavo 2023 fiz o levantamento de uma bibliografia voltada para a “cultura das infâncias”, podendo citar “Instituto Alana”, “Portal Lunetas”, “Território do Brincar”, “Instituto Brincante” e os encontros recorrentes do grupo “Crianças” do Ciclo Selvagem.
Além da leitura de vários artigos, concluí dois cursos:
• Método Corpo Terapeuta ministrado por Vitor Moreira e;
• Design Thinking para Educadores pela escola virtual da Fundação Bradesco
aprendizados que favoreceram a sistematização das oficinas.
Tive ainda a alegria de ir à campo e ser recebida na casa da Romildes Gonçalves, principal nome quando se fala sobre as Pastorinhas – manifestação popular de Lagoa Santa com mais de 40 anos de atividade.
Nesta entrevista, Romildes rememora a história das Pastorinhas em Lagoa Santa/MG mostrando as quatro fases desta manifestação, bem como fotos das procissões e da “Semana Santa ao vivo” na Várzea na década de 80.
De 06 de abril a 11 de maio de 2024, 43 crianças participaram de 6 vivências lúdicas e criativas a partir do repertório de brincadeiras da cultura local e afrobrasileira conectada aos principais acontecimentos e personalidades da história natural, arqueológica e artística de Lagoa Santa/MG.
Participaram crianças do 3º ao 5º ano do Projeto Educacional Ninho, na Moradas da Lapinha e crianças a partir de 6 anos, na FELARJ, no Bela Vista.
A primeira vivência, “Túnel do Tempo”, teve o foco de apresentar a arte rupestre e a linha do tempo geológico.
Através de uma atividade de co-criação e composição coreográfica as crianças foram separadas em grupos para posterior apresentação aos colegas.
Instagram will load in the frontend.
A segunda vivência faz referência à atividade arqueológica e paleontológica na cidade trazendo à tona discussões sobre os desafios e a importância dessa profissão para a sociedade.
Foi proposto às crianças simularem uma escavação arqueológica unindo a brincadeira do detetive e o quebra-cabeça.
Instagram will load in the frontend.
Em “Biomas”, exploramos principalmente, aqueles que compõem o território onde as crianças vivem: o cerrado e a mata atlântica.
Começamos com uma brincadeira corporal de viajar pelos biomas do país e, em seguida, um desenho de observação. Cada turma explorou uma técnica diferente de desenho.
Instagram will load in the frontend.
Na quarta vivência, conversamos sobre o significado de palavras como “contemplação” e “o estado presença”, a partir de um trecho do livro Na Trilha de Lagoa Santa de Henrik Stangerup.
As crianças vivenciaram a “personalidade de Dr. Lund” numa atividade que desafiava a confiança no colega e no grupo, o despertar dos sentidos, entendendo a respiração como técnica para “voltar para o eixo”.
Instagram will load in the frontend.
Na quinta vivência, simulamos uma “Coletiva de Imprensa” em que as crianças tiveram a oportunidade de conhecer e perguntar sobre a vida e obra de artistas locais reconhecidos em suas áreas de atuação.
Os artistas aceitaram o meu convite e dedicaram seu tempo e serviço de forma voluntária por compartilharem dos mesmos objetivos do projeto:
Instagram will load in the frontend.
E pra fechar o Módulo, uma experiência que homenageia o cartão postal da cidade: a lagoa, através do Jogo de Tabuleiro, um convite para ver a cidade não apenas como um espaço físico, mas como um palco de interações, sonhos e brincadeiras, onde as crianças exercitam sua criatividade e inventam novas formas de se relacionar com o mundo.
Instagram will load in the frontend.
Visando espalhar essa semente, aconteceu, como contrapartida dentro dos objetivos do projeto, o Workshop de Co-criação com a participação de pais, educadores, professores e em sua maioria, pedagogos da rede de educação do município, nos dias 19 e 20 de junho de 2024, através da plataforma Meet.
Os participantes conheceram a abordagem do projeto e num exercício colaborativo, criaram atividades que passarão a integrar o novo Módulo numa próxima edição. Eles irão receber certificado de participação e um e-book exclusivo com as oficinas explicadas para aplicarem ou inspirarem suas turmas.